Hi, there!
Você está buscando um método eficaz para aprender inglês e fixar os conhecimentos? Já considerou bons livros para otimizar seu aprendizado?
A leitura é um excelente método para aprender inglês, porque expõe o leitor a uma ampla gama de vocabulário e frases com diferentes estruturas, além de acrescentar repertório cultural.
Esse hábito também permite que você aprenda inglês a partir de tópicos que são do seu interesse e, quando o nível da leitura é acompanhado pelo seu grau de proficiência, o avanço é visível!
Fique conosco nesta leitura e confira nossas recomendações de livros para aprender inglês.
Recomendações de livros para aprender inglês
Antes de partirmos para as recomendações, queremos levantar alguns pontos que tornam um livro bom para ajudar no aprendizado de inglês.
O vocabulário deve estar adequado ao seu nível de proficiência, de forma que você possa compreender a leitura, mas se sinta desafiado(a) em alguns trechos.
Também é interessante que seja um tema ou história que gere reflexões, insights ou debates, para que você possa conversar com outras pessoas e, assim, exercitar o que leu.
Além disso, deve ser uma leitura atrativa, que ajude a manter a motivação na continuação da leitura e no aprendizado.
Bons livros para aprender inglês também são capazes de fornecer insights culturais sobre a língua e sobre os países falantes de inglês.
Dito isso, vamos a eles:
Leituras para iniciantes
Para quem está começando agora, temos duas recomendações:
1. “English Grammar in Use”, by Raymond Murphy
Esse livro é um guia de gramática simples e acessível.
As explicações são bastante claras e bem estruturadas, focando em aspectos específicos da gramática e contando com exercícios para fixação do conteúdo. Os exemplos são baseados em um uso real da língua, gerando mais familiaridade com o idioma.
2. “The Cat in the Hat”, by Dr. Seuss
É um livro infantil, com uma história divertida e envolvente.
Suas construções permitem que o estudante domine estruturas e vocabulários mais simples.
Livros para aprender inglês – nível intermediário
As seguintes recomendações são para estudantes que conseguem conduzir algumas situações de comunicação, já dominam as estruturas mais simples e estão evoluindo no aprendizado do idioma:
1. “The Little Prince”, by Antoine de Saint-Exupéry
O clássico, que fez parte da infância de muitas pessoas, também pode ser um ótimo recurso para aprender inglês.
Sua narrativa é simples, mas aborda temas universais. A profundidade dos diálogos e da história ajudam a avançar na compreensão da leitura em inglês. Além disso, as ilustrações complementam a parte textual, contribuindo na aquisição de vocabulário.
2. “The Curious Incident of the Dog in the Night-Time”, by Mark Haddon
Este livro conta a envolvente história de um protagonista com habilidades sociais limitadas.
Essa leitura é interessante porque auxilia na expansão de vocabulário, mas também contribui para elevar o nível de leitura em inglês. Isso porque, além da técnica narrativa empregada, é uma leitura rica em detalhes que exigem atenção.
Sugestões de leitura para estudantes mais avançados
Para esse público, são recomendadas leituras com um vocabulário mais sofisticado e narrativa e diálogos mais complexos, além de boas referências culturais.
Nesse sentido, temos duas leituras para sugerir:
“1984”, by George Orwell
Trata-se de uma obra distópica, com vocabulário e discussões bastante avançadas.
A narrativa aborda questões profundas como totalitarismo, vigilância e liberdade, convidando o leitor também à reflexão e ao debate, exercitando mais do que a leitura.
- “The Catcher in the Rye” by J.D. Salinger
Esse livro permite uma imersão em vocabulário bem interessante ao investir no uso de gírias e expressões coloquiais. Também traz um bom panorama sobre a cultura americana da década de 1950.
Para quem tem um nível mais avançado no reading, é um estilo de leitura que flui, enquanto envolve o leitor.
Lembrete
Vale lembrar que, além da compreensão de texto e vocabulário, é possível trabalhar outras habilidades com a leitura.
Por exemplo, para treinar o speaking, um bom exercício é praticar a leitura em voz alta. O writing também pode ser treinado por meio de anotações, resumos ou reflexões escritas sobre a leitura.
Em nossas unidades de Curitiba e São José dos Pinhais, nossos alunos podem contar com bibliotecas que possibilitam o empréstimo de livros. Em Londrina, contamos com carrinhos com obras que também podem ser emprestadas!
Inglês com Cultura é muito melhor!
Esperamos que você tenha gostado das nossas recomendações!
Como dissemos, a leitura é uma ferramenta importante na hora de aprender inglês. Por meio dela, temos acesso a diferentes visões de mundo e estilos. De uma única leitura, conseguimos extrair muitos aprendizados.
Se você quer mais dicas, além dos livros para aprender inglês, confira nossos artigos e tenha mais insights para avançar no idioma:
- Descubra como aumentar seu vocabulário em inglês
- As melhores maneiras de praticar inglês no dia a dia
Busque seu livro preferido, adequado ao seu nível de proficiência, e comece a praticar agora mesmo. Não deixe de nos acompanhar também pelo Instagram.
See ya!
Deixar um comentário