Você está sonhando com sua próxima viagem internacional? Planejar uma viagem para outro país é uma atividade muito empolgante, mas também exige muita organização e um ótimo planejamento para garantir uma experiência memorável, sem dores de cabeça.

 

Neste conteúdo, você encontrará dicas essenciais para montar um roteiro de viagem internacional que ajudará você a aproveitar ao máximo cada momento da sua jornada. Continue lendo para saber mais.

 

Defina seus objetivos

Antes de começar a arrumar as malas e fazer seus planos, comece por definir seus objetivos para a viagem. O que você espera ver e fazer? Relaxar na praia, explorar a cultura local, experimentar a gastronomia? 

 

Ter objetivos claros ajudará a priorizar atividades e destinos que atendam às suas expectativas e estruturar o seu roteiro de viagem. Seja para conhecer a cultura local, saborear pratos típicos ou conhecer atrações turísticas, ter objetivos definidos motivará você ainda mais a viver essa experiência incrível.

 

Tenha um controle de orçamento e finanças

Ninguém consegue viajar sem dinheiro e a realização do seu sonho não precisa comprometer a sua vida financeira. Estabelecer um orçamento realista é crucial para evitar surpresas durante a viagem. Planeje com antecedência os custos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, atividades e outros gastos.

 

Confira algumas dicas para economizar:

  • pesquise e compare preços de diferentes companhias aéreas e hotéis. Utilize aplicativos e ferramentas do Google para realizar monitoramentos de preços; 
  • compre a sua passagem e faça a sua reserva de hotel antecipadamente, compras próximas a data de viagem tendem a sair mais caras;
  • considere hostels ou Airbnbs como alternativas mais econômicas;
  • planeje algumas refeições em restaurantes locais e prepare outras no próprio local de hospedagem;
  • pesquise os valores das atrações que você deseja conhecer e adicione no seu orçamento.

 

Atenção à logística de viagem

Ao decidir qual será o seu destino, é necessário atentar-se à logística de viagem. Verifique se você precisa de visto e providencie o documento com antecedência. Não se esqueça de pesquisar sobre vacinas recomendadas ou obrigatórias e, se necessário, atualize suas vacinas em um posto de saúde. E como ninguém deseja comprometer a própria segurança, perder bagagens ou ter gastos inesperados, é importante fazer um seguro de viagem. Se você não for viajar de avião, considere opções como transporte público, aluguel de carros ou serviços de compartilhamento de viagens.

 

Antes de sair de casa, confira se está levando todos os documentos necessários.

 

Montagem do itinerário

Quando for criar um itinerário para a sua viagem, considere os dias que você ficará no país. A ansiedade de conhecer todos os destinos desejados é grande, mas para que isso possa dar certo, é necessário fazer um bom planejamento. Reserve tempo suficiente para explorar cada destino, incluindo momentos de relaxamento e espaço para imprevistos.

 

Lembre-se de adicionar informações detalhadas de cada local de destino, como contatos importantes, embaixadas locais e números de emergência.

 

Informe-se sobre a cultura e etiqueta local

Você não quer ter constrangimentos durante a sua viagem, por isso é necessário pesquisar sobre a cultura do país, entender suas normas sociais, etiqueta alimentar e comportamento em locais históricos.

 

Aprenda algumas frases básicas no idioma local para facilitar a comunicação com os moradores. Ao demonstrar respeito pela cultura local, você será bem acolhido e poderá aproveitar ao máximo a sua experiência.

 

Dicas de segurança e saúde

Conhecer novos lugares pode ser emocionante, mas é importante redobrar os cuidados com a saúde e a segurança. Ao viajar pela primeira vez, lembre-se sempre de tomar precauções básicas de segurança, como evitar áreas isoladas à noite, manter seus pertences próximos e estar atento aos golpes turísticos comuns. Busque pesquisar sobre as medidas de segurança locais para ter uma experiência tranquila.

 

Além disso, não se esqueça de cuidar da sua saúde durante a viagem, bebendo bastante água, alimentando-se com responsabilidade e praticando uma boa higiene.

 

Estude previamente o idioma local

Para que você possa se comunicar no exterior, é necessário aprender a língua global, que é o inglês. Seja qual for o seu destino, sempre terá alguém que saberá se comunicar com você enquanto estiver se comunicando com a língua inglesa. Porém, aprender algumas frases básicas no idioma local pode abrir portas e melhorar sua experiência de viagem.

 

Com um bom planejamento e um roteiro bem estruturado, você estará pronto para viver uma experiência inesquecível. Montar um roteiro de viagem internacional é mais do que apenas reservar voos e hotéis; é sobre idealizar como você deseja realizar o seu sonho e fazer o possível para que saia como planejado. 

Sua viagem pode ser ainda mais enriquecedora com o inglês na ponta da sua língua, então que tal começar a sua jornada para conquistar a proficiência em inglês? Clique aqui e confira os nossos cursos.